O USO DE TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

 

Relatório Metodológico TIC educação 2010

Limitações percebidas para o uso das tecnologias na escola

Essa pesquisa mostra as perspectivas dos educadores e coordenadores de escolas de todas as regiões do Brasil, mostrando o que leva muitas escolas a não aderirem o uso das tecnologias, quais as dificuldades enfrentadas nas escolas referentes ao uso das TICs.                    Segundo a pesquisa pode- se perceber que muitos professores estão atrás dos alunos no que diz respeito ao uso de computadores. Dentro de um a cada quatro professores não entende o suficiente, para o uso em sala de aula, mas afirmam que conhece as tecnologias em atividades de ensino e aprendizagem. A grande maioria dos professores pesquisados concorda em parte que os alunos sabem mais de computadores do que seus mestres, discordam totalmente que com a internet os alunos acabam ficando sobrecarregados de informação, mesmo porque a internet e os computadores podem facilitar os estudos. 29% dos professores discordam da não confiança na internet, sendo que 28% a acham totalmente útil. Segundo os professores pesquisados a maioria dos professores discorda totalmente da idéia de que a internet faz com que os alunos percam contato com a realidade, e a grande maioria já aceitam que muitas vezes elas são mais eficazes do que os métodos tradicionais.

A grande maioria dos professores diz que sabem utilizar as TICs em sala de aula e que não tem receio nenhum para utilizar a internet e computadores revelando assim que possui confiança em sua capacidade para o uso de tais tecnologias, até mesmo porque a maioria das atividades dos professores inseridos nos sistemas atuais de educação necessita mesmo que seja o mínimo possível ter um domínio mínimo de equipamentos informáticos, e isso leva os professores principalmente de redes pública a pensar que sabem o suficiente para atender as necessidades da prática em sala de aula.

 Segundo o artigo é pequena a parcela de educadores que manifestam abertamente resistência ao avanço das tecnologias na educação, poucos são os professores que se dizem leigos no uso de tecnologias em sala de aula, eles dizem que as dificuldades estão na questão da limitação da infra-estrutura, no que diz respeito ao numero pequeno de computadores nas escolas, falta de laboratórios de informática, e na questão também da falta de tempo para preparar uma aula com a utilização de tecnologia. As reclamações também incluem falta de apoio pedagógico, pressão para conseguir boa avaliação de desempenho e os currículos que são muito rígidos.

Os educando admitem que o uso das tecnologias em sala de aula trazem muitos benefícios, que dentre eles estão: a adoção de materiais mais diversificados e de melhor qualidade, adoção de novos métodos de ensino e fazem com que os educadores se tornem mais eficazes, apesar do uso das TICs ainda se mostrar num estagio inicial.

O uso das tecnologias nas escolas busca garantir que a comunidade escolar tenha acesso a infraestrutura tecnológica de boa qualidade e que possa desenvolver o uso de pedagogia dessas ferramentas. Para que isso ocorra e preciso observar que o ambiente escolar como um todo assim como a liderança da escola são fatores fundamentais para a integração das tecnologias à educação.

Na visão dos gestores falta apoio pedagógico para aprimorar o uso de computadores e internet nas atividades escolares assim como falta suporte técnico e aspectos de infraestrutura. Não é apenas uma questão dos professores para que o sistema digitalizado ganhe espaço cada vez maior é preciso mudanças de paradigmas do sistema educacional, para inclusão da escola na cultura digital.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: